Hoje eu quero falar sobre um aspecto muito importante na vida: nossas limitações e a consciência que temos, ou não temos, delas.
Para algumas pessoas a palavra limitação não é muito bem-vinda. Pois, o ideal é que não tenhamos limitações, que busquemos sempre ir além, não é verdade?
Mas, é exatamente ai que está um erro que pode por todo o seu crescimento na vida em risco: como não se limitar sem ter consciência de quais são suas limitações?
Eu sei que difícil para algumas pessoas encarrar suas limitações. Pois, não é nada confortável admitir que queremos ir além, mas algo em nós mesmos nos limita.
Porém, esse é um processo necessário para qualquer pessoa que busque a superação e vencer na vida.
Afinal, ultrapassar barreiras e superar seus limites requer um conhecimento mais profundo daquilo que o trava. Ou seja, requer mais consciência das suas limitações para não se limitar.
A importância de conhecer suas próprias limitações
Antes de tudo é preciso deixar claro que qualquer pessoa pode ter limitações. Portanto, não se sinta mal ao perceber as suas.
Entenda que isso faz parte da vida. E as limitações de uma pessoa podem ser de diferentes naturezas:
- Físicas;
- Cognitivas;
- Afetivas;
- Psicológicas;
- Emocionais
- Comportamentais;
- Materiais, etc.
Portanto, é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha nenhuma limitação em si mesma para superar.
Isso significa que há uma grande importância em conhecer suas próprias limitações. Pois, é somente dessa forma, conhecendo uma a uma, que você poderá superá-las.
Afinal, como superar aquilo que você não vê, não percebe, não sabe o que é? A superação só é possível quando você conhecer o obstáculo.
Nenhuma limitação é totalmente intransponível
Esse é outro ponto importante. Pois, você pode pensar: “eu tenho uma limitação física/mental, como vou transpor isso?”
Eu estou aqui para lhe dizer que nenhuma limitação é totalmente instransponível. Isso porque sempre há uma forma de superar o que te limita.
Veja. Uma pessoa com deficiência física pode ser um ótimo atleta, ou se dar muito bem mundo digital.
E alguém com uma limitação mental mudar totalmente de vida e se tornar um ótimo artista. Por exemplo: Yayoi Kusama, que superou um transtorno mental, e um trauma de infância, para se tornar uma das artistas mais reconhecidas do mundo.
Esses são apenas dois exemplos de como você pode transpor suas limitações e superar obstáculos. Mas, isso só se torna possível quando primeiro você conhece suas limitações e aprende a lidar com elas.
Então, não fique na zona de conforto
Ficar na zona de conforto não é um bom negócio para ninguém. Pois, por mais que tudo pareça bem hoje, amanhã você pode perceber que não saiu do lugar.
Afinal, quando ficamos em nossa zona de conforte temos uma falsa sensação de segurança. Porque eu digo falsa?
Por que não estamos avançando na vida. E, cedo ou tarde, isso cobrará seu preço.
Por exemplo: pode ser que você olhe ao seu redor e veja várias pessoas alcançando seus sonhos, enquanto você não sai do lugar. Com isso chega o desanimo e aquela sensação de fracasso.
Ou então, aquela oportunidade que você sempre esperou finalmente bate a sua porta, mas você não se preparou para ela. Por exemplo: abre aquela vaga de trabalho que você sempre quis, porém você não desenvolveu as competências necessárias para exercer.
E não desenvolveu porque teve medo de superar alguma limitação. Como a falta de tempo para estudar, dificuldade de mobilidade para fazer um curso ou dificuldade de interação social.
Enfim, as possibilidades são várias, pois as limitações de cada pessoa são únicas. Fazem parte de sua individualidade.
Acredite. Vale pena ter coragem de encarar suas limitações hoje. Pois, por mais que seja um processo desconfortável, ele é necessário para nosso crescimento como um todo.
A consciência de suas limitações de desenvolve confrontando a si mesmo
Muitas vezes colocamos a culpa pelas nossas limitações e insucessos no mundo externo. Ou seja, culpamos algo ou alguém.
Por exemplo: você pode dizer que sua falta de sucesso no trabalho é culpa do seu chefe que não lhe reconhece. Porém, você já analisou se você tem as competências para ser promovido?
E no caso de ser realmente uma falta de visão do seu superior, você tem coragem de superar o medo de buscar um emprego melhor?
O que eu quero dizer com esse simples exemplo é que a questão não é culpar ninguém. Mas, o contrário: reconhecer que nossas limitações residem em nós mesmos e somos nós que precisamos superá-las.
Isso significa que precisamos confrontar a nós mesmos e ter coragem de olhar para aquilo que nos limita.
Como superar nossas limitações?
O primeiro passo, como já mencionei, é reconhecer que elas existem.
Em seguida, você deve olhar para si mesmo e identificar quais são suas limitações. Portanto, esse é um trabalho de autoconhecimento.
Mas, na hora de procurar suas limitações, é preciso ter cuidado com um detalhe: muitas pessoas procuram apenas algo grande, quando na verdade existem também pequenas limitações do dia a dia que não percebemos.
E são essas pequenas limitações que possuem o potencial de crescer e se tornar algo ainda maior. Portanto, ao analisar em si mesmo o que lhe limita, procure também pelas pequenas coisas do cotidiano.
Por exemplo: medo de falar em público.
Um medo comum. Mas, que não costuma interferir na vida de quem não participa de nenhum grupo além de seu círculo familiar e de amigos próximos.
Agora imagine que você quer cursar faculdade, onde participe de seminários, palestras etc. Ou até fazer uma entrevista de emprego. Com certeza, o seu medo de falar em público vai lhe prejudicar, ou até impedir que você vá em frente, senão superar essa limitação.
Após identificar, siga em frente até superar
Depois que identifique suas limitações, você precisa também identificar o que fazer para superá-las.
Pode ser que você precisa fazer um curso, expandir seus conhecimentos. Pode ser que precise ainda da ajuda de outras pessoas, mudar sua rotina, aprender uma nova habilidade.
Ou quem sabe a solução esteja em aprender a dizer não para o que lhe atrasa, como as distrações do dia a dia.
Tudo depende da limitação que você precisa superar. E é assim, com a consciência de suas limitações, que você aprende a não se limitar.
Entenda: as verdadeiras limitações estão na sua mente
Todo ser humano tem um potencial ilimitado de ser, fazer e se expandir. Portanto, as verdadeiras limitações estão na sua mente, e você pode deixa-las para trás para viver sem se limitar.
Então, acredite no seu potencial e na sua capacidade de obter os resultados que espera para a sua vida.
E, acima de tudo: não deixe que o medo lhe domine e paralise. Pois, em muitas situações de nossa vida, o medo é a nossa maior limitação.
Dicas finais
Ter consciência das suas limitações representa o seu pontapé inicial para a superação. Portanto, não tenha medo de se autoconhecer, vá em frente.
E, entenda que esse é um processo. Você não vai descobrir e superar todas as suas limitações em apenas um dia. Portanto, comece com que é possível hoje, tenha constância, e mantenha o ritmo.
Não pare, se avalie regularmente e busque sempre se aprimorar.