Transpiração e inspiração: 1% talento e 99% esforço

Compartilhe

Continuando com o tema TALENTO, já dizia Thomas Edison: “Génio é 1% inspiração e 99% transpiração.”

Facilmente conseguimos visualizar aquilo que trouxemos no post anterior. ser “gênio é se comprometer consigo mesmo para ser melhor a cada dia naquele seu compromisso com você mesmo”.

Muitos acreditam no poder das palavras como um grande fator motivacional. Sim, mas isso tem uma porcentagem pequena no processo.

Pense comigo: é como obter energia de açúcar, você vai conseguir, porém uma energia rápida, e logo você estará com fome de novo. E, ainda por cima, essa fonte de energia pode lhe trazer efeitos colaterais.

É sobre isso que eu quero falar com você hoje: sobre a importância da transpiração e inspiração, ou seja, do esforço para potencializar o talento.

Conquistar Novos Horizontes

Na atualidade, 2021, o Marketing Digital vem se destacando, como ferramenta a ser utilizada em todos os nichos.

Saber sobre Marketing Digital é um grande diferencial de mercado, com infinitas possibilidades.

Indico um curso verdadeiro, validado pelo mercado, mais vendido durante anos, garantia incondicional de 7 dias (por algum motivo não gostou, seu dinheiro integralmente de volta).

E o mais importante é que o curso me deu todo o caminho que me trilhou após meu trágico “acidente”.

O Fórmula Negócio Online, realmente vai te ajudar muito a te qualificar no mercado, te diferenciar, e por isso, te remunerar melhor ou te ensinar a ter seu próprio negócio.

Melhor curso com custo benefício.

Porque esforço e não talento?

Eu vou ser direto com você, como já deixei claro no post anterior: todo mundo tem talento.

O problema é que consideramos talento como algo desvinculado do aprendizado, da prática e do esforço.

Por exemplo: quando vemos uma criança prodígio tocando teclado como um adulto, aos 3 anos de idade, podemos imaginar que seu sucesso na vida está garantido. Mas, isso está longe de ser verdade.

Agora, pense em quantas coisas você sabe fazer, habilidades que você aprendeu desde pequeno. Isso por si só, sem esforço e transformação, lhe trouxe sucesso?

Agora pense nessa criança que toca música clássica com 3 anos no teclado. O que ela fará com essa habilidade, no futuro, se não for guiada por alguém e estimulada a se esforçar, para que esse dom se transforme, quem sabe, em uma profissão?

Para isso ela vai precisar aprofundar seus conhecimentos, estudar mais a música, e persistir nesse caminho. Mas, essa ainda é somente uma possibilidade que ela poderia seguir.

Assim é para todos nós. E é por isso que eu quero destacar a importância do esforço para conseguirmos chegar lá e obter o nosso sucesso.

O esforço é fundamental para dominar um tema

Na nossa atual sociedade existem em diferentes lugares a ideia de tornar as coisas mais fáceis desde a infância. Por exemplo: muitos pais dizem “não quero que meu filho enfrente tantas dificuldades como eu enfrentei”.

E, apesar de isso ser uma boa coisa, não podemos confundir proteção e melhores oportunidades na vida com a não necessidade de se esforçar e se dedicar.

Então, ter coragem para enfrentar os próprios desafios e superar as dificuldades, até mesmo os obstáculos de saúde, é uma coisa boa. Pois, nos ensina sobre o valor do esforço.

É fácil perceber isso ao olharmos para as pessoas mais bem sucedidas do mundo, como o Bill Gates e outros. Quando conhecemos suas biografias, constatamos que eles trabalharam muito a vida a toda para chegar ao topo.

Portanto, saiba que o esforço é fundamental para dominar um tema, uma habilidade ou qualquer coisa que você queira.

Por exemplo:

  • Atletas profissionais treinam 8hs ou mais todos os dias, 5 ou 6 dias por semana;
  • Músicos bem sucedidas passam anos treinando, e praticam diariamente;
  • Professores, pesquisadores e outros intelectuais passam anos na faculdade e seus estudos prosseguem a vida toda.

É dessa forma, pelo esforço, e não apenas pelo que chamamos de talento, que conseguimos prosperar na vida.

Então, o que é o talento?

O talento é como uma predisposição, ou uma habilidade que você possui, você sabe fazer ou tem facilidade para aprender. Mas, é preciso esforço para dominar.

Lembra daquela criança prodígio que citei no começo do artigo? Hoje ela toca Bethoven e outros clássicos no teclado, mas a primeira música que ela tirou foi “brilha brilha estrelinha”.

Ou seja, houve um esforço, e um interesse, em progredir de uma música simples para uma peça de um dos músicos mais conhecidos da história.

Portanto, o esforço te empurra para ultrapassar SEUS limites.

Um pouquinho se torna um “poucão” e logo a sua meta inicial será batida, e outra meta mais ousada será seu objetivo. Então, essa logo também será batida e assim você caminha para as diversas formas de sucesso.

Experimente, no começo é complicado, mas então, com esforço, você supera as dificuldades e consegue avançar. E quando novos obstáculos surgirem, porque eles virão, você já está mais preparado para receber e superar.

O esforço é a chave para a superação

Sem esforço não há superação. Pois, somente através de algum esforço podemos progredir e nos tornamos melhor, seja como pessoa, seja naquilo que fazemos.

A neurociência já descobriu há algum tempo que superar nossos erros e fracassos auxilia na promoção de novas conexões cerebrais. Portanto, ao se esforçar você também aprende.

O cérebro é um órgão muito adaptável. Quando uma área dele sofre um dano, por exemplo, um acidente, o cérebro é capaz de continuar funcionando da mesma forma. E você continua a viver.

É por isso que mesmo pessoas que tiveram algum problema de saúde relacionado ao funcionamento cerebral podem se superar e continuar suas vidas aprendendo coisas novas.

Então, quando você se esforça e supera seus obstáculos, você está dando ao seu cérebro a oportunidade de aprender coisas novas, e encontrar novas conexões neurais, ou seja, se adaptar.

E se adaptando você pode você consegue superar qualquer dificuldade.

Supere-se, aprenda a jogar para vencer…seja o que for que te limita se esforce, com certeza, igual um bebê que cai várias vezes até aprender andar, você vai cair, mas depois você vai andar sozinho.

Persista, jogue o jogo até conseguir e vencer. Seu maior adversário é você…mente forte sempre.

Entenda, se esforçar não significa que você não vá errar

Você pode pensar que se esforçar é difícil, afinal “você não pode errar”. Mas, é justamente o contrário: aprender coisas novas e buscar a superação significa estar disposto enfrentar o que vier.

E, em território desconhecido, nem sempre você vai acertar. A questão é: o que fazer com os seus erros.

Em um contexto de esforço e superação não há nada que não possa ser aproveitado como aprendizado. Portanto, até mesmo seus erros podem lhe ensinar alguma coisa.

Ou seja, se esforce por alcançar seus objetivos. Entenda que talento pode ser adquirido, trabalhado e desenvolvido. E que você vai errar em algum momento, é praticamente impossível dizer que isso não acontecerá.

Apenas não deixe que os erros, se você os cometer, tirem você do rumo. Veja-os como um aprendizado, uma experiência que faz parte da sua jornada, e avance.

Acima de tudo: busque sempre acertar. Então, caso você erre, sinta que no seu nível você fez tudo o que podia. E, entenda que para não errar de novo dessa forma, você precisa se superar ainda mais.

1% Talento e 99% é o segredo de uma vida de sucesso

Encontre aquilo em você é bom, e se esforce para elevar isso a um novo nível de perfeição.

Olhe para a sua vida e pense no que você pode fazer agora, e se for necessário, o que você pode mudar para chegar lá, no objetivo que você traçar.

Comece com o que você pode fazer no hoje, e de um passo de cada vez, mas não pare. Você se surpreenderá com atende onde consegue ir. Principalmente, quando parar e olhar para trás, depois de um tempo se esforçando.

Acredite, com esforço todo mundo pode chegar lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore Mais