O mito do talento e a escalada para o sucesso: como crescer na vida?

Compartilhe

O mito de talento é algo intrínseco no nosso dia-a-dia. E sem dúvidas, ter algum talento quase sempre nos empurra para o caminho certo.

Mas, será que o talento é o principal fator para a escalada do sucesso, e para crescermos na vida?

Olhe o seu redor.

Todas as pessoas que você conhece, e até mesmo aquelas que vê na rua, parecem ter sido agraciadas com um talento inato e obtiveram o sucesso através dele?

Ou a maioria das pessoas que você conhece, quem sabe todas, tiveram que encontrar algo que pudessem fazer e se dedicar para aprender e ter sucesso?  Em outras palavras, não parecem ter sido agraciadas com nenhum talento em especial?

Então, será que o talento não existe de fato, e por isso é um mito?

Bom, a verdade é que também não é bem assim. Vamos entender isso melhor a partir de agora.

Conquistar Novos Horizontes

Na atualidade, 2021, o Marketing Digital vem se destacando, como ferramenta a ser utilizada em todos os nichos.

Saber sobre Marketing Digital é um grande diferencial de mercado, com infinitas possibilidades.

Indico um curso verdadeiro, validado pelo mercado, mais vendido durante anos, garantia incondicional de 7 dias (por algum motivo não gostou, seu dinheiro integralmente de volta).

E o mais importante é que o curso me deu todo o caminho que me trilhou após meu trágico “acidente”.

O Fórmula Negócio Online, realmente vai te ajudar muito a te qualificar no mercado, te diferenciar, e por isso, te remunerar melhor ou te ensinar a ter seu próprio negócio.

Melhor curso com custo benefício.

O Mito do talento: dom natural versus aprendizado

É verdade que existem pessoas naturalmente muito talentosas, aquelas que se destacam desde cedo por serem muito boas em alguma coisa.

Por exemplo:

  • Cantores com uma voa incrível;
  • Músicos que conseguem “aprender de ouvido”;
  • Esportistas que parecem já nascer prontos para o esporte que amam;
  • Crianças super dotadas que são simplesmente geniais.

Sim, essas pessoas existem, e desde pequena elas dão sinais de seus prodígios. Mas, elas são raras. Tanto que quando ouvirmos falar de alguém assim ficamos admirados, queremos saber quem é, queremos conhecer.

Mas, mesmo essas pessoas precisam de algum aprendizado. Elas precisam de acesso a educação. de mentores, professores e pessoas que possam guia-las para aprimoram seus talentos.

Ou esses talentos podem ser perder, não serem desenvolvidos.

Em outras palavras, mesmo um dom natural raro, um talento excepcional precisa ser desenvolvido pelo aprendizado, e pelo esforço, para que possa ser bem aproveitado.

Mas, e as pessoas comuns do dia a dia como eu e você?

É aqui que eu gostaria de chegar. Pois, diante dessas pessoas podemos sentir que não somos bons em nada. Que tudo que sabemos ou podemos fazer é muito pouco, nada interessante, enfim, não é nada talentoso.

Mas, isso não é verdade. Preste atenção no que vou dizer: todo mundo tem talento, e as vezes, bem mais de um.

A palavra talento vem do latim “talentum” e está relacionada a aptidão e inteligência. E normalmente uma inteligência e aptidão foram do comum, tão primorosa que parece que poucas pessoas conseguem exercer.

Porém, a verdade é que o talento é simplesmente uma aptidão para bem fazer alguma coisa. E é aqui que chegamos ao mito do talento.

O que é o mito do talento?

Em nosso dia a dia somos levados a pensar desde pequenos que algumas pessoas tem talento e outras precisam se esforçar porque não o tem.

Pois bem, pensando assim o talento é primordial para decidir a nossa trilha, certo?

Errado.

O talento apenas pode ser uma ponta que pode te guiar. E é uma coisa que todo mundo tem, mas nem sempre aparece por um motivo: o talento não foi desenvolvido.

Então, olhe para sim mesmo e pense: o que eu sei fazer que poderia aprimorar? Ou, então, o que gosto de fazer, e que poderia aprender?

Afinal, o talento pode ser adquirido.

E esse é o ponto. Qualquer pessoa pode ter talento, basta escolher algo que queira aprender, independente do que seja, e se esforçar.

Pensar que você tem que se esforçar na vida, porque não tem talento, faz parte do mito do talento

Falar que um determinado talento é sem dúvidas um fator determinante para ter sucesso na sua vida, é um pensamento totalmente errado e provo o porquê.

Imagine um jogador de futebol por causa de um acidente teve que amputar as pernas. Sim, é trágico, ele tinha o “dom” de jogar bola e por causa desse terrível acidente a pessoa não tem outra opção?

Oras, somos capazes de sermos melhores em determinadas coisas através de treino. Pois, quanto mais se treina para uma determinada função, seja, trabalho, uma ferramenta física ou digital, mais podemos melhorar.

É lógico que nessa situação hipotética temos o fator limitante não apenas para o futebol, mas para outras atividades também.

Mas, lembre-se bem, nunca é tarde para começar algo, mudar o rumo da sua vida.

Uma habilidade talentosa pode ser desenvolvida por treino constante

Treino, treino e muito treino. Essa é a receita da escalada para o sucesso.

É como as pessoas que você conhece com uma boa profissão, e que ganham um bom dinheiro. Elas precisaram aprender alguma coisa, pode ter certeza que não foi de graça, o esforço foi necessário.

Talvez elas precisaram fazer faculdade, ou abrir o próprio negócio, e superar diversos pequenos e grandes obstáculos no caminho para chegar onde chegaram.

A mesma coisa ocorre com o esporte. São anos de treinos e dedicação para se destacar como esportista. Portanto, requer persistência e motivação desenvolver um talento, ou adquirir um.

Aliado a um treinador, mentor, enfim algo, alguma coisa que possa lhe guiar, e / ou a sua própria vontade. Pois, esse é o aditivo que vai extrair o melhor de você, vá à luta, vire o jogo.

Disciplina é outro fator determinante, ter uma disciplina faz a “coisa” ficar mais simples.

Junto com uma METODOLOGIA e uma boa CONSTÂNCIA é muito difícil não conseguir e se adaptar a uma nova vida.

E ressaltamos que ter uma metodologia se diferencia de uma meta.

Meta é a simples vontade de se atingir um objetivo, mas sem vontade, constância, aquele “empurrão e metodologia, não se vai a lugar nenhum.

Basta, ver a uma semana do ano novo, metas a rodo, promessas mil, mas poucos aplicam uma metodologia para atingir uma meta.

E assim caminha a humanidade…Desponte, é fácil basta fazer, não pense, apenas faça…

Não acredite no mito do talento

É muito comum encontrar pessoas que nasceram em dificuldades, seja porque são de origem pobre, e não tiveram muitas portas abertas na vida. Seja porque alguma coisa aconteceu, um acidente, uma lesão ou até uma doença, e privou essa pessoa do seu sonho.

Mas, nem você, nem ninguém, está fadado ao fracasso por causa disso.

Afinal, o talento não é inato, ele pode ser desenvolvido. Em outras palavras, não importa qual seja a dificuldade presente na sua vida, não há motivo para desistir de viver.

Você sabia que muitas pessoas com limitações físicas usam o esporte para superar dificuldades?

Mas, não precisa ser apenas uma prática esportiva, embora a atividade física seja importante para qualquer pessoa. Você pode escolher o que quiser, o mais importante é que seja uma coisa que você realmente queira.

Pois, é mais fácil se dedicar, ter disciplina e focar em uma metodologia adequada, quando você escolhe fazer algo que ama.

Então, não deixe as pessoas dizerem que você precisa se esforçar porque você não tem talento. Não acredite no mito do talento. Escolha um caminho, se dedique a ele e o talento virá.

Conclusão

Crescemos acreditando que algumas pessoas tem mais talento que outras, e muitas vezes isso nos puxa para trás na vida.

Porém, quando olhamos mais de perto a vida de pessoas “talentosas”, descobrimos que elas precisaram se esforçar, mesmo tendo algum tipo de “dom”. Descobrimos que esse dom precisou ser desenvolvido, e essas mesmas pessoas falam sobre isso.

Para entender melhor essa questão, você pode conferir essa matéria da BBC sobre o que acontece com as crianças-prodígio quando elas crescem.

Perceba como muitas crianças prodígio crescem e levam uma vida normal, como qualquer outra pessoa. E perceba também que mesmo uma criança prodígio enfrenta dificuldades.

Portanto, temos que entender que há um mito do talento e que ele não é verdadeiro. Pois, é dessa forma que podemos nos motivar para crescer na vida e ter sucesso.

Ao abandonar o mito do talento compreendemos que o sucesso está ao nosso alcance, ele sempre esteve. Mas, requer esforço para alcançá-lo.

Então, se você quer crescer na vida, porque não começar agora? Bora Viver!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore Mais