Hoje quero debater um assunto importante: porque o marketing digital para pessoas com deficiência?
Muitas pessoas com deficiência encontram dificuldades para conseguir uma oportunidade de trabalho. Pois, infelizmente ainda há preconceito em nossa sociedade.
Mas, isso não é tudo. A própria pessoa com deficiência, muitas vezes, não acredita ser capaz de crescer profissionalmente ou até mesmo de encontrar um trabalho.
Porém, eu estou aqui para lhe dizer que isso não é verdade, e que no mundo digital existem muitas oportunidades para pessoas com deficiência crescerem na vida profissional e financeira.
Ou seja, independente de qual seja a sua dificuldade, você pode se capacitar e aproveitar as mudanças provocadas pela internet no mundo do trabalho ao seu favor.
E eu quero começar falando sobre porque o marketing digital para pessoas deficiência abrirem um negócio online.
O Marketing digital e a oportunidade de começar um negócio online
Nunca foi tão simples para qualquer pessoa começar um negócio online. Pois, existem muitas ferramentas e até mesmo guias que ensinam tudo o que você precisa saber para iniciar.
E, as oportunidades de negócio aqui são várias. Você pode:
- Abrir um e-commerce;
- Monetizar um site e trabalhar com programas de afiliado;
- Prestar serviços online de forma autônoma.
E o marketing digital tem as ferramentas necessárias para desenvolver qualquer uma dessas alternativas, e outras possíveis. Pois, trata-se de um conjunto de estratégias e ações para criar e promover um negócio online.
Mas, quais são as vantagens de ter um negócio online?
Bom, são várias, a começar pela oportunidade de se tornar um empreendedor digital e ser seu próprio chefe: Porém, não para por ai, um negócio online tem:
- Ampla audiência, já que a internet não tem fronteiras;
- Gestão flexível, inclusive em horário de trabalho;
- Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Você aprende a trabalhar na prática, já ganhando dinheiro.
E graças as ferramentas de marketing digital, você pode até mesmo segmentar a sua audiência.
Isso significa que você pode explorar diferentes nichos de mercado, e direcionar estratégias de vendas, divulgação e relacionamento com o cliente para cada um deles.
Além disso tudo, um negócio online tem baixo investimento
Essa é uma vantagem tão importante para quem quer começar um negócio online, que decidi dar um destaque especial a ela. Portanto, pense nas despesas que você teria para começar um negócio tradicional.
Por exemplo: aluguel, ponto comercial, funcionários. Bom, a maioria dessas despesas não está presente em um negócio digital.
Em alguns modelos, como lojas de lojas online de Drop shipping, você vende direto dos fornecedores. Portanto, não precisa nem mesmo de estoque e despesas com entrega.
Então, é por isso que um negócio online é de baixo investimento. Você vai gastar basicamente com a montagem da sua loja virtual, formalização da empresa e divulgação do negócio.
E, caso você seja o produtor da mercadoria ou revendedor, então terá despesas com matérias primas, produtos e entregas. Mas, isso depende do seu tipo de empreendimento.
Dica: você pode investir na criação de infoprodutos. Por exemplo: cursos online, materiais de treinamento, e-books. Nesse caso, sua mercadoria também é totalmente digital.
Marketing digital para iniciar a jornada como prestador de serviço
Agora, se você não quer abrir um negócio online, mas prefere uma oportunidade de trabalho virtual, saiba que o marketing digital também é para você.
Pois, a internet também tem oportunidades de trabalhos para profissionais autônomos, os chamados freelancers.
E, não há nenhuma limitação para uma pessoa com deficiência trabalhar como freelancer. Inclusive, se você tem dificuldade de mobilidade, pode aproveitar essa oportunidade para trabalhar no conforto de sua casa.
Para que você encontre sua oportunidade de trabalho hoje mesmo, eu preparei uma indicação com as 4 principais plataformas freelancers.
As principais plataformas freelancers
As plataformas para trabalho freelancer são a ferramenta perfeita para quem quer começar a trabalhar online, mas não sabe por onde começar.
Já o pagamento é feito por carteiras virtuais, como o Paypal e o Mercado Pago, e, em alguns casos, por transferência direta para sua conta bancária. Tudo depende da plataforma escolhida.
Confira.
Workana
A Workana é um dos sites freelas mais populares, pois é fácil de se cadastrar e começar a trabalhar. Tudo que você precisa é fazer seu registro e aguardar a aprovação do seu perfil para iniciar.
E se você tem cursos de capacitação e um portfólio, não hesite em apresentar, afinal isso conta bons pontos a seu favor por aqui.
Há oportunidades para redatores, programadores, assistentes remotos, design, editores de vídeo, revisores de texto, tradutores e muito mais.
São centenas de oportunidades novas todos os dias, e você pode fazer propostas nos projetos que forem do seu interesse.
Freelancer.com
O hFreelancer.com é outro site freela perfeito para começar. Aqui você também cadastra um perfil com suas informações pessoais, habilidades e competências, para começar a fazer propostas nos projetos.
E da mesma forma que na Workana, você compete com outros freelancers nos projetos de trabalho divulgados.
Portanto, capriche nas suas propostas e pratique um valor de mercado competitivo dentro da sua área de atuação.
99Freelas
O 99Freelas é um dos sites de trabalho freelancer mais conhecidos, portanto, também é um dos mais concorridos para os freelancers. Mas, mesmo assim, vale a pena fazer sua inscrição.
Afinal, há muitas oportunidades de trabalho aqui também. E a plataforma também tem um diferencial, pois permite que você crie um perfil profissional dentro da sua conta.
Esse perfil funciona como um portfólio onde você pode anexar exemplos de trabalhos já realizados e outros detalhes.
Contentools
Na Contentools você também se cadastra e monta um perfil para trabalhar online de forma similar as anteriores.
Há ótimas oportunidades para redatores, editores, tradutores e mais.
Mas, é necessário passar por um teste de avaliação de suas competências após a sua inscrição, antes de ter seu perfil validado.
Concluindo
O marketing digital abre novas oportunidades para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
Portanto, estudar e dominar o marketing digital permite a você ter mais autonomia, trabalhar online e até abrir um negócio próprio.
Gostou das dicas? Então, escolha qual a sua oportunidade de trabalho digital preferida, se especialize e Bora Viver!