Curva de Aprendizado: a prática necessária!

Compartilhe

Você já fala da curva de aprendizado ou curva de aprendizagem?

Estudar e aprender faz parte das nossas vidas desde que nascemos. Mas, é quando entramos na escola que os estudos começam a tomar um ar mais científico. Não é verdade?

Estou falando disso, porque normalmente é nesse período que as dificuldades de aprender alguma coisa ou de dominar algum conhecimento específico começam a aparecer.

Então, algumas pessoas têm dificuldade em aprender a ler e a escrever, outras não conseguem compreender muito bem a matemática. E assim por diante.

Claro que algumas crianças podem manifestar sinais de déficit de aprendizagem, e até de problemas cognitivos bem antes disso.  Porém, esses casos são mais específicos e costumam demandar ajuda de profissionais.

E a curva de aprendizado é um conceito importante que interessa a qualquer pessoa, por quê podemos aplicar esse conhecimento na nossa vida para vivermos melhor.

Acompanhe.

Conheça a curva de aprendizado

A curva de aprendizado é uma teoria com implicações e aplicações práticas muito úteis. Portanto, é aplicada em diversos segmentos econômicos e até mesmo em estudos científicos desde meados do século XX.

Essa teoria foi apresentada pela primeira vez na comunidade científica pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, no ano de 1885. E seu conceito é bem simples de compreender:

A curva de aprendizado ou curva de aprendizagem, como descreve Hermann Ebbinghaus, mede o desempenho progressivo de uma pessoa ao realizar uma atividade específica.

Essa progressão é expressa através de um gráfico que compara a proficiência na atividade com o tempo desprendido para concretizá-la. Os estudos desenvolvidos por Hermann Ebbinghaus e seus percursores produziram conclusões práticas capazes de tornar a nossa vida melhor.

A curva de aprendizado na prática

A aplicação principal da curva de aprendizado diz respeito a capacidade que todos nós temos de melhorar nosso desempenho em qualquer peça. Pois, através dessa teoria, constatamos que quanto mais fazemos alguma coisa, melhor ficamos nessa atividade.

Isso significa que você pode aplicar o conceito de curva de aprendizado na sua vida para dominar qualquer conhecimento ou técnica. É simples:

Quanto mais praticar, mais fácil se torna a tarefa, e menos tempo é necessário para empreendê-la.

Em outras palavras, mesmo que você tenha dificuldade em dominar algum saber, ou até mesmo desenvolver alguma habilidade física, a prática literalmente pode levá-lo a perfeição.

Aplicações educacionais e econômicas

O setor econômico foi um dos primeiros a empregar o conceito da curva de aprendizado, junto ao setor educacional.  E as possibilidades são várias.

Na economia, a teoria da curva de aprendizagem é muito utilizada para indicar qual é a taxa de proficiência de colaboradores e grupos de trabalho em uma tarefa.

Portanto, o conceito é muito importante e útil para as empresas. Dessa forma, modelos matemáticos com base na curva de aprendizagem são construídos e utilizados em larga escala na indústria, por exemplo.

Já na escola, uma das aplicações mais conhecidas é a repetição periódica do conteúdo até que ele seja fixado na memória.

Além disso, o conhecimento de que o aprendizado é real e possível, mesmo que pareça estagnado ou difícil, é uma forte fonte de motivação.  Isso vale para alunos, profissionais e para qualquer pessoa.

Vantagens da curva de aprendizado para a pessoa com deficiência

Aprender alguma coisa pode ser uma tarefa difícil para qualquer pessoa.  E isso inclui desde conhecimentos acadêmicos simples adquirimos na escola, até uma nova atividade profissional.

No entanto, para a pessoa com deficiência alcançar certos objetivos costuma ter obstáculos a mais, que outras pessoas não enfrentam. Por exemplo:

  • Dificuldades motoras e de mobilidade;
  • Preconceito e discriminação;
  • Dificuldades psicológicas pessoais, como a desmotivação.

Esses são apenas alguns exemplos que podem dificultar o seu aprendizado.

Muitas pessoas com deficiência, seja ela qual for, depuração com problemas de autoestima, falta de motivação e até mesmo depressão. Portanto, esses obstáculos se somam as dificuldades presentes no mundo externo, na sociedade.

Mas, o que eu quero dizer com isso em relação a curva de aprendizagem?

Quero dizer que a teoria da curva de aprendizado nos ensina um aspecto básico, porém fundamental: a importância da persistência, de não desistir, de não se dar por vencido.

Além disso, a curva de aprendizado comprova que a perseverança, o treinamento e a disciplina têm recompensas práticas reais. Portanto, aprender aprendendo  e seguir sempre em frente vale a pena.

Então, use esse conhecimento ao seu favor no dia a dia

A curva de aprendizado também é um indicador de desempenho. Dessa forma, você pode usar esse conceito para medir a sua proficiência em qualquer atividade.

Então, pense nas habilidades e conhecimentos que você quer desenvolver, ou está desenvolvendo. Quanto tempo você tem levado para fazer cada tarefa importante?

O esperado é que quanto mais você execute essa atividade menor seja o tempo necessário.  Em outras palavras, você pode medir o seu nível de desempenho em qualquer tarefa a partir da curva de aprendizado.

Isso tem duas aplicações cotidianas, para o seu dia a dia, que são fundamentais:

  1. Se o tempo não está diminuindo, talvez você precise de uma nova metodologia ou uma abordagem nova;
  2. Você pode determinar um padrão previsível para planejar atividades futuras.

Agora, pense nas possibilidades.

Você pode ser um profissional mais rápido é melhor no que faz, conseguir uma promoção ou montar um negócio próprio. Mas, você também pode aprender novos conhecimentos e novos saberes, de forma cada vez mais rápida treinando seu cérebro.

Assim, você descobrirá que o talento é um mito, e que a vitória na vida vem através da prática constante, da busca por conhecimento, e por nunca ficar parado.

Conclusão

A curva de aprendizado é um conceito simples, mas fundamentado na ciência e na psicologia. Ela pode ajudar você a ter um melhor aproveitamento de tudo que fizer na vida.

O melhor de tudo é que é fácil perceber quando o nosso desempenho em uma tarefa está aquém do esperado. Você verá que não há muita necessidade de construir gráficos para cada pequena tarefa que analisar.

Quero dizer, que o mais importante é a capitar o conceito, entender como funciona e aplicar no seu dia a dia, para otimizar seu tempo e aprender melhor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore Mais