Workana, a plataforma de entrada para o mundo digital.

Compartilhe

Hoje eu quero falar com você sobre a Workana, o que é, e para que serve.

De uma forma simples, a Workana pode ser entendida como uma plataforma para prestadores de serviço trabalharem de forma remota e autônoma.

Ou seja, se você precisa trabalhar, conhecer melhor esse sistema de trabalho online é proveitoso para você. E se você é uma pessoa com deficiência, a possibilidade de prestar um serviço remunerado em casa pode ser a solução profissional que você precisa.

Portanto, se você chegou até esse texto hoje provavelmente já ouviu falar dessa plataforma online. Isso significa que você também deve querer saber como funciona e esse vale realmente a pena.

Então, se você tem essas e outras dúvidas, e procura uma boa oportunidade de ganhar dinheiro trabalhando online, continue lendo. Pois, eu vou explicar em detalhes o que é e para que serve a Workana.

Entenda o que é a Workana

A Workana é uma plataforma online que conecta profissionais freelancers a clientes interessados em seus serviços. Portanto, ela serve como um intermediário entre profissionais que querem trabalhar e empresas que precisam contratar.

Ou seja, ao entrar na Workana você não trabalha para a Workana, mas sim para empresas e pessoas que estão em busca do tipo de serviço que você pode prestar por lá.

Essa é uma diferença importante a destacar, porque isso significa que os profissionais precisam conquistar seus clientes na plataforma. Portanto, o trabalho executado por lá é do tipo freelancer, o popular “freela”.

E como funciona o trabalho freelancer?

Em primeiro lugar, é importante entender que trabalhar como freelancer significa trabalhar por conta própria. Portanto, você pode fazer seu próprio horário de trabalho, mas também é responsável por:

  • Captar seus próprios clientes e negociar com eles prazos, pagamentos e demais detalhes dos projetos;
  • Ter disciplina para cumprir seu cronograma de trabalho e entregar os projetos;
  • Gerir seus ganhos mensais com inteligência, já que você não terá um salário fixo.

Lembre-se que ao atuar como freelancer você não terá um chefe para fazer cobranças e lembretes diários sobre sua produção.

Mas, se você realmente se adequar a essa forma de trabalho, e tiver dedicação, perseverança e força de vontade, não tenho medo em dizer que essa pode ser sua principal fonte de renda.

Então, essa também pode ser uma forma de você ter melhorar a sua qualidade de vida, já que terá mais liberdade para trabalhar. E o benefício de poder exercer uma atividade profissional em Home Office.

O trabalho freelancer na Workana

Trabalhar como freela na Workana é simples:

  • Pessoas e empresas publicam projetos diariamente;
  • Você faz propostas de trabalho nos projetos que tiver interesse;
  • O cliente escolhe a melhor proposta e contrata o profissional escolhido.

Depois, o freelancer precisa desenvolver o projeto dentro do combinado com o cliente durante a negociação. Portanto, quando o projeto está pronto, você faz a entrega e aguarda o retorno do cliente.

E como funciona o pagamento?

A Workana intermedia todas as contratações. Portanto, o cliente deve fazer um depósito de garantia na plataforma ao contratar o profissional.

Para o freela isso significa um pagamento verificado. Ou seja, você pode desenvolver e entregar o projeto, porque o valor do trabalho já foi depositado na Workana. E o dinheiro permanece na plataforma até o projeto ser pago.

Para o cliente isso significa uma garantia de que ele não será lesado. Pois, se o profissional desistir e não entregar o trabalho, é possível pedir o reembolso a plataforma.

Já para receber, você precisa providenciar uma conta em um dos métodos de saque disponibilizados pela plataforma, são eles:

Você recebe seus pagamentos em uma dessas carteiras. Portanto, depois você tem a opção de usar na própria carteira, ou transferir para uma conta bancária sua.

Os pagamentos são feitos mensalmente, do dia 1 ao dia 5. Mas, contratando um dos planos pagos da Workana, você tem mais opções de sague, e pode receber mais pagamentos por mês.

Como começar a trabalhar?

Para iniciar sua jornada na plataforma freela Workana primeiro você deve fazer o seu cadastro, clicando aqui: Cadastro Workana.

Você tem a opção de se cadastrar como cliente, clicando em “contrate um freelancer”. Mas, se o que você quer é trabalhar, clique em “trabalhe como freelancer”.

 

Depois de fazer seu cadastro, cumprindo todas as etapas solicitadas pela plataforma, você precisa aguardar a aprovação do seu perfil para começar a trabalhar. Para isso, você recebe uma a confirmação via endereço de e-mail.

Já para se cadastrar é possível usar sua conta do Facebook, do Google e ou criar um cadastro novo do zero. Você escolhe.

Áreas de trabalho na plataforma Workana

Esse é um ponto importante, pois na hora de configurar seu perfil e fazer seu cadastro na plataforma, você deve informar suas qualificações. Portanto, é necessário apresentar suas habilidades, e elas se relacionam diretamente com a área que você pretende trabalhar.

E na Workana você pode escolher entre várias ocupações, todas exercidas de forma remota. Então, eu copilei aqui as áreas de trabalho da plataforma, dá uma olhada:

  • TI e Programação;
  • Design e multimidia;
  • Tradução e conteúdos;
  • Marketing e vendas;
  • Suporte administrativo;
  • Jurídico;
  • Finanças e administração;
  • Engenharia e manufatura.

Portanto, como você pode ver, a Workana oferece oportunidades de trabalho em diferentes áreas de atuação.

Por lá há muitas ofertas para profissionais de programação, redação Web, SEO, edição de vídeos e imagens, trabalho como assistente remoto, entre outras.

Comece a trabalhar

Depois de ser aprovado pela Workana, você já pode começar a trabalhar. Para isso, faça login com sua conta e acesse a aba “encontre trabalho”.

Então, selecione a categoria que melhor se encaixa no serviço que você quer prestar e confira as ofertas disponíveis.

Ao encontrar um projeto que lhe interesse é só clicar em “fazer uma proposta” e se candidatar a tarefa.

Concluindo

A internet trouxe muitas mudanças ao mundo do trabalho. Portanto, é cada vez mais comum encontrar pessoas que trabalham como freelancer. Algumas conseguem obter toda sua renda mensal dessa forma.

Então, essa pode ser uma oportunidade para você também.

E, antes de ir, eu tenho uma última dica: se o seu trabalho como freelancer engrenar, você pode abrir um Microempreendedor Individual. Assim, você terá direito básicos, como aposentadoria.

Além disso, mesmo que a maioria dos projetos de trabalho da Workana não solicite, com um MEI você também pode emitir notas fiscais.

Saiba mais no Portal do Empreendedor e Bora Viver!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore Mais