Planejamento de negócios online, um assunto importante para qualquer pessoa que vai iniciar seu projeto online.
Digo qualquer pessoa por quê os negócios digitais já representam uma boa parcela do mercado de trabalho e oportunidades de emprego.
Pois, as inovações tecnológicas e a atratividade da internet não param de crescer.
Então, quando falamos de negócios online estamos falando de uma tendência em crescimento, o verdadeiro trabalho do futuro para muitas pessoas.
Além disso, ser dono do seu próprio negócio online faz de você um empreendedor digital, seu próprio chefe. E também lhe dá a vantagem de fazer seu próprio horário de trabalho, e trabalhar da sua casa para concretizar seus sonhos.
Todavia, montar um negócio digital ainda gera dúvidas em muitas pessoas. É por isso que hoje eu resolvi escrever sobre por onde começar para fazer o planejamento de negócio online.
Vamos lá?
Planejamento de negócios online: defina o que vai ser o negócio
Para montar um negócio online, antes de tudo você precisa saber o que quer fazer.
Ou seja, você deve definir o que vai ser o negócio.
Aqui vão algumas sugestões:
- Você quer montar um e-commerce e vender produtos físicos?
- Quer montar uma loja virtual e vender infoprodutos?
- Pretende trabalhar com a prática do dropshipping, e apenas atuar como intermediário entre fornecedores e clientes?
- Quer trabalhar como consultor online, vender seus conhecimentos e prestar serviços?
As possibilidades do que você pode realizar no mundo digital são várias. Então, esse é o primeiro passo: defina o que você quer fazer, e depois continue o seu planejamento de negócios online montando um plano de negócios.
Escolha um nicho rentável para atuar
Para ter um negócio online você precisa escolher um nicho de atuação. Ou seja, além de saber o que quer fazer, é preciso escolher com o que quer trabalhar.
Por exemplo:
- Moda e beleza, tanto masculina quanto feminina;
- Mercado fitness, que inclui desde roupas até produtos para emagrecer e suplementar;
- Produtos esportivos;
- Acessórios e produtos para o cabelo;
- Delivery de comida;
- Maquiagem e cosméticos em geral;
- Informática e equipamentos eletrônicos;
- Marketing digital;
- Serviços de consultoria;
- Advocacia e questões jurídicas, entre outros.
Em outras palavras, o planejamento de negócios online é similar em alguns aspectos com o planejamento de qualquer negócio. Portanto, isso nos leva ao tópico a seguir.
Planejamento de negócios online e a importância do plano de negócios
Quando falamos em planejar um negócio online, estamos falando sobre abrir um novo empreendimento, que pode ser até mesmo uma empresa.
E, mesmo que você não pense em se tornar um empresário ao planejar um empreendimento online, porque não se tornar um microempreendedor individual?
Aliás, isso é mesmo necessário, porque independente do seu negócio é ser online, provavelmente você vai precisar fazer coisas como emitir nota fiscal.
Estou falando sobre isso agora para exemplo ficar a importância de uma ferramenta de gestão chamada plano de negócios. É com ela que você começa o planejamento de quaisquer negócios online que queira implementar.
O que é um plano de negócios?
Um plano de negócios é um documento que coloca em detalhes todo o planejamento de um novo empreendimento. Portanto, ele é elaborado para que após a sua conclusão tudo que você precisa fazer é implementar exatamente o que está escrito.
Então, não estamos falando de uma projeção do negócio, mas sim de como ele realmente será na prática.
É com esse pensamento, de tirar o negócio do papel tal como está lá, que qualquer plano de negócios precisa ser formulado. Afinal, seu objetivo é facilitar a vida do empreendedor.
Pontos fundamentais de um plano de negócios para o planejamento de negócio online
Enquanto ferramenta de gestão detalhada, um plano de negócios é composto de vários capítulos. Cada um deles relacionado há uma parte fundamental do negócio. Isso inclui:
- O capital inicial para abrir o seu negócio;
- Seu planejamento financeiro (onde e como será aplicado o dinheiro);
- Infraestrutura necessária (site profissional de vendas, um domínio online, estoque, etc.);
- Plano de marketing;
- Pontos fortes e fracos do negócio;
- Detalhes sobre a sua concorrência;
- Diferenciais do negócio;
- Detalhes sobre o seu público alvo;
- A formalização da empresa passo a passo;
- Recursos humanos, e assim por diante.
Para saber se uma informação sobre o planejamento de negócios online precisa constar no seu plano de negócios é simples: pergunte-se isso vai ser necessário no seu empreendimento. Se a resposta é sim, precisa estar lá.
Valor do investimento para um negócio online
Começar um negócio online é muito mais barato o que abrir um empreendimento tradicional com loja física. Portanto, o universo digital é realmente democrático para empreendedores com pouco dinheiro para começar.
Por exemplo, ao contratar uma plataforma de e-commerce para a sua loja virtual, o valor mensal que você precisa desembolsar gira em torno de R$ 199,00 a até R$ 499,00 mensais, mais um investimento em marketing.
E se você não trabalhar com estoques, pode cortar ainda mais despesas. Então, não tenha medo de dar o pontapé inicial, pesquise se informe das ferramentas que podem lhe ajudar e vai em frente.
Análise de mercado, pesquisa prévia, atualização constante
Todas as coisas que mencionei até aqui sobre o planejamento de negócios online apontam para uma questão crucial: conhecer bem o mercado onde você quer atuar.
É claro que você precisa fazer uma pesquisa prévia para montar um negócio. Afinal, um empreendimento sério e bem planejado deve ser construído em cima de informações sólidas. Não dá para sair atirando no escuro ao montar um negócio online.
Porém, mesmo depois que o seu empreendimento virtual estiver em pleno funcionamento, você não pode parar de acompanhar e analisar o mercado.
Isso porque, a economia e o mercado mudam constantemente, e quando falamos de negócios online, a velocidade na propagação de informações torna esse processo ainda mais dinâmico.
Então, analise o mercado, faça uma boa pesquisa prévia, mas se mantenha também constantemente atualizado.
Concluindo
Ser um empreendedor digital pode ser considerado uma profissão do futuro, porém o que quero deixar claro, é que esse futuro já está acontecendo agora.
Então, entenda a importância do marketing digital para a pessoa com deficiência e não durma no ponto. Busque sua qualificação profissional, e se mantenha sempre informado com fontes confiáveis e se profissionalize.
Não deixe para amanhã o seu futuro profissional, por que o futuro é agora. Então, se você tem uma boa ideia, por que não começar o seu planejamento negócios online agora?
Aproveite as dicas de hoje, escolha um nicho para atuar, monte o seu plano de negócios e bora empreender no mundo digital!
Dica Final
Um empreendimento digital, ainda que possui muito menos barreiras de entrada.
A necessidade de conhecimento é muito alto.
O tráfego pago é e o que pode te levar para outro patamar.
É imprescindível saber muito sobre tráfego pago.
Por isso a necessidade da alocação do seu dinheiro no tráfego pago.
Voce pode até não gastar nada na construção do seu negócio online.
Porém sem colocar a “gasolina no fogo” o ritmo do seu negócio vai ser bem mais lento.
O planeje o seu negócio online antecipadamente, separando valores para cada qual.
Separe bem a sua verba, saiba para onde ela tá indo e porque.
Tornará a seu negócio online um grande candidato ao sucesso.