03 passos principais para uma reabilitação neurológica focada para sua independência e para sua qualidade de vida.
Derrepente tudo muda, um acidente, seja, doméstico, ou seja, em um acidente de carro, na piscina ou até mesmo uma bala perdida.
Apesar de serem tipos de acidentes distintos, mas todos eles trazem de incomum, lógico, que estamos falando de acidentes que trazem sequelas DEFINITIVAS ainda que possam ser diferentes tipos de sequelas, todas podem trazer uma mudança na sua vida.
Mas apesar do transtorno que causará em sua vida, como tbém seus reflexos e por pior que pareça, vc ainda esta vivo, mudanças, adaptações são necessárias e perdas inevitáveis podem acontecer ,mas, sim vc ainda esta vivo.
Não havendo nenhum problema mental ou intelectual ainda podendo ter havido sequelas devastadoras, você deve continuar.
A reabilitação neurológica é o caminho, é lógico que no primeiro momento uma revolta vem a tona, uma perca de algo que era normal, como andar é revoltante assim como outros problemas tbém.
Uma perda da visão, a perda da fala ou dificuldade em falar, perda de movimentos enfim podemos ter diversas perdas e com essas perdas mais perdas: amigos, namorada, namorado, esposa e esposo, mas “ela”, a mente, tem que estar focada em uma coisa somente: sua reabilitação.
A reabilitação neurológica, consiste em readaptar você a deficiência adquirida ou as, no seu dia-a-dia.
Tornando o mais independente possível, dentro do que é possível fazer, além de melhorar a sua qualidade de vida.
É esse é o seu 1° passo, dedicação e foco total no seu tratamento, é ele e somente ele que vai poder te ajudar a médio e a longo prazo, se esforce ao máximo, a reabilitação neurológica é o único remédio até o presente momento dez de 2021.
A reabilitação neurológica não apenas trabalha na reabilitação física motora, mas tbém a sua parte psicológica.
2 – A alimentação é outro passo muito importante, veja só, se você se tornou um cadeirante a facilidade de engordar é muito grande, uma reeducação alimentar é importantíssima que além de te manter saudável te facilita muito na sua movimentação ou transferência.
É bom salientar que não somente é bom para cadeirantes, de uma forma geral uma alimentação educada e saudável faz bem para todos.
E o terceiro passo é a sua mente que nesse momento passa por um abalo muito grande, todos os reabilitando, sem exceção, possuem atendimento psicológico, não desperdice essa chance é muito importante.
Eu, por experiência própria e resumindo: vc entra com uma cabeça de derrotado mais sai com uma cabeça de vencedor, com sede de viver e de continuar o “jogo” da vida.
Vejo, como os dois melhores hospitais de reabilitação neurológica, o Lucy Montoro no estado de São Paulo e o Sarah Kubistchek nos outros estados do Brasil menos em S.P.
Os dois hospitais possuem um grande “know-how” dentro da reabilitação com multiprofissionais incríveis e supercompetentes.
Desde a profissional da cozinha, passando por nutricionista, psicólogas, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e etc…
Os profissionais como as terapias são encaixadas no seu dia-a-dia conforme a sua necessidade em ser assistido dentro de uma terapia.
Por exemplo: Se não há necessidade de uma fonoaudióloga, não tem o porque ter uma terapia com ela, certo? Não ia fazer sentido.
E assim, no mesmo sentido, as outras terapias são escolhidas, as terapias que irão ser aplicadas e funcionais (o mais importante), são escolhidas por um médico responsável pela sua reabilitação neurológica, nunca nada é a esmo.